quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cadeira - Projecto




Cadeira – Definição do conceito

- Desenvolver uma cadeira que consiga obter um impacto visual que ostente a qualidade dos materiais, assim como dos desperdícios resultantes da produção de outros objectos. De certa forma, o objectivo da concepção deste objecto foi despertar uma consciência crítica e ecológica no utilizador.

- O objectivo não foi desenvolver uma cadeira ecológica, visto que isto poderia ter sido alcançado por outro tipo de processos, podendo passar pela utilização do mínimo de matéria-prima, recorrendo à utilização exclusiva de derivados em detrimento da madeira maciça.
 - O processo aqui ilustrado esteve mais relacionado com a utilização de materiais diversos e com a necessidade de criar um objecto coeso a partir dessa diversidade.

   Nesta cadeira incluí, para além de diversos tipos de madeira (carvalho, eucalipto e maioritariamente, pinho), alguns derivados, tais como, vários tipos de MDF e contraplacado.
  A qualidade estética destes últimos materiais tende a ser desvalorizada, o objectivo final deste objecto é misturá-los e colocá-los em destaque, evidenciando as suas potenciais qualidades estéticas.




   A aparência deste objecto, pela sua singularidade, não coaduna com o nosso arquétipo de cadeira e é, por isso mesmo, um estímulo e um desafio à criatividade dos seus utilizadores.

1 comentário:

  1. Muito trabalho está nessa cadeira. Mas parabéns. Grande projecto Joana. Parabéns Sra. Designer.

    ResponderEliminar